MEDICAMENTO

Infarmed apela à notificação de reações adversas a medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) e a Agência Europeia do Medicamento (EMA) alerta os doentes com COVID-19, confirmada ou suspeita, para a importância de notificar a suspeita de reação adversa (RAM) ocorrida em associação com a toma de qualquer medicamento.

Infarmed apela à notificação de reações adversas a medicamentos

O Infarmed afirma num comunicado que esta notificação deve ser feita quer para os medicamentos para tratar a COVID-19, bem como para os medicamentos que as pessoas tomam habitualmente para tratar doenças crónicas pré-existentes.

O Infarmed lembra que o conhecimento sobre o novo vírus ainda é incompleto, desconhecendo-se possíveis interações medicamentosas que possam estar a ocorrer com a terapêutica destes doentes.

As informações fornecidas pelos doentes e profissionais de saúde, através das notificações de RAM, contribuirão para aumentar o conhecimento gerado pelos ensaios clínicos e por outros estudos, pelo que se reforça a importância de ser notificada diretamente ao Sistema Nacional de Farmacovigilância qualquer suspeita.

Os doentes devem falar com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico, se tiverem dúvidas sobre a suspeita de ocorrência de alguma reação adversa.

Fonte: Infarmed

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS