ESTATINAS

Exercício contraria dor muscular causada pelo uso de estatinas

O exercício moderado pode ser uma forma de combater um dos efeitos secundários mais comum das estatinas: a dor muscular, de acordo com uma pesquisa publicada no JACC: Basic to Translational Science.

Exercício contraria dor muscular causada pelo uso de estatinas

Uma equipa de cientistas descobriu que as estatinas causam vazamentos espontâneos e irregulares de cálcio dos compartimentos de armazenamento dentro das células musculares; esses vazamentos podem causar danos às células musculares, levando a dores musculares e fraqueza.

Na maioria das pessoas, as células musculares podem tolerar esse vazamento de cálcio; mas em pessoas já suscetíveis devido aos seus genes ou estilo de vida, o vazamento causado pelas estatinas pode sobrecarregar as células musculares, causando dor e fraqueza muscular.

Segundo os investigadores, a ideia de que o exercício piora os efeitos secundários das estatinas pode ser um equívoco, uma vez que o exercício físico moderado anulou as mudanças nas células musculares causadas pelas estatinas.

O estudo foi realizado em parceria pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, e pelo Instituto Karolinska, na Suécia.

Fonte: NewsHub

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS


ÚLTIMAS NOTÍCIAS